Produção de vídeos com nossos alunos

Assista o vídeo I love my city, feito pelos alunos:

Desde que começamos a nos conectar com turmas de fora do país surgiu a necessidade de produzir vídeos ensinando sobre o Brasil, pois a maioria  dos alunos que moram em outros países sabem muito pouco sobre o nosso país e cidade.

Assim, sempre peço aos meus alunos que façam vídeos ensinando noções básicas como: qual o nosso idioma ,um pouco da cultura, fotos da nossa cidade, etc. Também peço a eles que falem sobre sua rotina, gostos e estudos para que os alunos estrangeiros percebam que existem diferenças mas que tem também muitas semelhanças.

Os alunos aproveitam para colocar em prática a escrita,  pois precisam escrever frases de forma correta, ficar atentos aos erros ortográficos  e gramaticais, e além disso precisam fazer pesquisas, o que ajuda a aumentar seu vocabulário.

O trabalho envolve inicialmente perguntas direcionadas de acordo com o conteúdo já estudado por eles, por exemplo:

1. O que você mais gosta na sua cidade? (What do you like most about your city?)

2. O que dá pra fazer na cidade? (What can you do in your city?)

3. Escreva alguma curiosidade sobre a sua cidade.(Write something unique about your city)

4.Complete frases sobre a cidade (I love my city because…)

Depois que cada um completou parte do que quero abordar no nosso vídeo, corrijo os textos que devem ser curtos e peço a eles que encontrem na internet figuras para ilustrar suas idéias. Assim, é só montar os slides. Existem vários programas fáceis de usar que os alunos utilizam sem dificuldades.

O vídeo onde eles falam também é direcionado e segue um processo semelhante, treinamos algumas vezes para que eu possa corrigir a pronúncia e finalmente gravamos. Abaixo o link do vídeo feito pelos alunos, onde se apresentam, fazem uma pergunta e ensinam algumas palavras e frases em português, vídeo enviado para uma turma nos EUA.

Hi from Brazil ( clique aqui e assista o vídeo )

Mesmo sendo um trabalho direcionado permito que tenham a liberdade de dizer o que querem e da forma deles, o que sempre faz com que estejam motivados. Dessa forma geralmente produzem  videos que me surpreendem pois gostam de se envolver em trabalhos práticos e se empolgam com o que são capazes de fazer.

Nota para o professor: É muito importante que todo o processo seja direcionado, para que não se perca tempo e cada etapa deve ter um objetivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s