Assista o vídeo I love my city, feito pelos alunos:
Desde que começamos a nos conectar com turmas de fora do país surgiu a necessidade de produzir vídeos ensinando sobre o Brasil, pois a maioria dos alunos que moram em outros países sabem muito pouco sobre o nosso país e cidade.
Assim, sempre peço aos meus alunos que façam vídeos ensinando noções básicas como: qual o nosso idioma ,um pouco da cultura, fotos da nossa cidade, etc. Também peço a eles que falem sobre sua rotina, gostos e estudos para que os alunos estrangeiros percebam que existem diferenças mas que tem também muitas semelhanças.
Os alunos aproveitam para colocar em prática a escrita, pois precisam escrever frases de forma correta, ficar atentos aos erros ortográficos e gramaticais, e além disso precisam fazer pesquisas, o que ajuda a aumentar seu vocabulário.
O trabalho envolve inicialmente perguntas direcionadas de acordo com o conteúdo já estudado por eles, por exemplo:
1. O que você mais gosta na sua cidade? (What do you like most about your city?)
2. O que dá pra fazer na cidade? (What can you do in your city?)
3. Escreva alguma curiosidade sobre a sua cidade.(Write something unique about your city)
4.Complete frases sobre a cidade (I love my city because…)
Depois que cada um completou parte do que quero abordar no nosso vídeo, corrijo os textos que devem ser curtos e peço a eles que encontrem na internet figuras para ilustrar suas idéias. Assim, é só montar os slides. Existem vários programas fáceis de usar que os alunos utilizam sem dificuldades.
O vídeo onde eles falam também é direcionado e segue um processo semelhante, treinamos algumas vezes para que eu possa corrigir a pronúncia e finalmente gravamos. Abaixo o link do vídeo feito pelos alunos, onde se apresentam, fazem uma pergunta e ensinam algumas palavras e frases em português, vídeo enviado para uma turma nos EUA.
Hi from Brazil ( clique aqui e assista o vídeo )
Mesmo sendo um trabalho direcionado permito que tenham a liberdade de dizer o que querem e da forma deles, o que sempre faz com que estejam motivados. Dessa forma geralmente produzem videos que me surpreendem pois gostam de se envolver em trabalhos práticos e se empolgam com o que são capazes de fazer.
Nota para o professor: É muito importante que todo o processo seja direcionado, para que não se perca tempo e cada etapa deve ter um objetivo.