Aula de inglês: 3 Dicas para motivar seu filho

motive seu filhoOutro dia escrevi um texto insistindo para que não deixasse seu filho  desistir, mas por outro lado alguns pais me perguntam o que fazer quando se está cansado de insistir sobre as vantagens do inglês e o filho só consegue enxergar o agora e não quer se esforçar para  aprender.

Assim, aqui vão  três dicas para motivar seu filho :

1. Crie um clima otimista em relação ao idioma

Se você não gosta de inglês, tem dificuldade  ou mesmo desisitiu e nunca aprendeu,  fica difícil tentar convencer seu filho, procure então não dizer frases pessimistas como: eu não sei nada de inglês, nunca aprendi ou é muito difícil.  O ideal é  enfatizar a capacidade e inteligência dele para ir adiante,  dando bons exemplos e focando o lado positivo.

2. Premie seu filho pelo bom rendimento e persistência

Pode planejar uma viagem a um país de língua inglesa nas férias, ou ele pode ganhar uma viagem ao completar o curso de inglês, mas se isso não couber no orçamento da família, pense em algo que caiba e que seu filho deseja, para premiá-lo ao final de cada ano concluído. Incentivar também  a amizade com a turma  do curso ajuda a mantê-los motivados, você pode ao final do semestre planejar  para a turma do seu filho: uma noite de pijama, pizza ou cinema.

3. Crie um ambiente de apoio

Fale inglês com seu filho, entre para uma turma de adultos se não souber e programe um dia da semana para a família se comunicar em inglês, assistam filmes juntos , ouçam música em inglês no carro, participe  com seu filho de comunidades de língua inglesa de interesse de ambos e tentem fazer amigos estrangeiros para praticar. Incentive também seu filho a colocar os comandos do seu jogo favorito no computador em inglês ou mesmo assistir seriados e desenhos no idioma.

Aprender inglês é importante para a formação do seu filho, mas não precisa ser um drama, pode ser divertido e prazeiroso. Os pais podem e devem colaborar pois a motivação é um trabalho coletivo ,  não depende só da escola.