Outro dia escrevi um texto insistindo para que não deixasse seu filho desistir, mas por outro lado alguns pais me perguntam o que fazer quando se está cansado de insistir sobre as vantagens do inglês e o filho só consegue enxergar o agora e não quer se esforçar para aprender.
Assim, aqui vão três dicas para motivar seu filho :
1. Crie um clima otimista em relação ao idioma
Se você não gosta de inglês, tem dificuldade ou mesmo desisitiu e nunca aprendeu, fica difícil tentar convencer seu filho, procure então não dizer frases pessimistas como: eu não sei nada de inglês, nunca aprendi ou é muito difícil. O ideal é enfatizar a capacidade e inteligência dele para ir adiante, dando bons exemplos e focando o lado positivo.
2. Premie seu filho pelo bom rendimento e persistência
Pode planejar uma viagem a um país de língua inglesa nas férias, ou ele pode ganhar uma viagem ao completar o curso de inglês, mas se isso não couber no orçamento da família, pense em algo que caiba e que seu filho deseja, para premiá-lo ao final de cada ano concluído. Incentivar também a amizade com a turma do curso ajuda a mantê-los motivados, você pode ao final do semestre planejar para a turma do seu filho: uma noite de pijama, pizza ou cinema.
3. Crie um ambiente de apoio
Fale inglês com seu filho, entre para uma turma de adultos se não souber e programe um dia da semana para a família se comunicar em inglês, assistam filmes juntos , ouçam música em inglês no carro, participe com seu filho de comunidades de língua inglesa de interesse de ambos e tentem fazer amigos estrangeiros para praticar. Incentive também seu filho a colocar os comandos do seu jogo favorito no computador em inglês ou mesmo assistir seriados e desenhos no idioma.
Aprender inglês é importante para a formação do seu filho, mas não precisa ser um drama, pode ser divertido e prazeiroso. Os pais podem e devem colaborar pois a motivação é um trabalho coletivo , não depende só da escola.