Professor: Não corrija seus alunos e deixe que eles falem errado!

teach, inspire, motivate in arrowsEu sei que você devem estar pensando a teacher agora pirou de vez como assim, não corrija seus alunos isso lá é conselho que se dê a professor? e deixar que falem errado? ainda pior!
Calma gente, algumas vezes temos mania de ser o “Senhor sabe tudo” e assim acabar esquecendo que as estrelas do show( no caso da aula de línguas) são os alunos e não nós…
Nós já aprendemos, por isso quem tem que falar inglês pra praticar   ( e muitos só praticam durante a aula) são os alunos!!!!

A minha sugestão para o professor hoje  é: Fale menos e segure o impulso de interromper o aluno para corrigir, cada vez que ele comete um pequeno deslize.
Sei que é difícil você deixar o aluno cometer um erro de pronúncia e ficar calado, mas,  paciência você vai corrigir seu aluno sim, mas de uma maneira mais positiva.

Então preste atenção querido professor nessas dicas para corrigir seu aluno de forma correta:
1.Evite palavras negativas.
2.Não interrompa seu aluno na hora da resposta ou leitura para fazer uma correção, deixe que ele termine o parágrafo ou sua resposta e vá guardando mentalmente ou anote pronúncias incorretas, gramática e outros erros.
3.Você pode escrever no quadro as palavras que foram ditas de forma incorreta e pedir à turma inteira que repita, dessa forma evita constranger o aluno.Muitas vezes o aluno se fecha ao ser destacado constantemente para repetir uma palavra incorreta de forma correta. Às vezes isso faz com que ele participe cada vez menos com medo do julgamento dos outros alunos, evitando falar voluntariamente. Além do mais, quando todos repetem, todos ganham já que talvez na turma existam outros alunos com dificuldade na pronúncia da mesma palavra.
4. Você pode também depois que o aluno terminou de fazer uma pergunta repetir a mesma pergunta em voz alta da forma correta e ele vai perceber o próprio erro sem que seja necessário você apontar, entendeu?
5. Diga aos seus alunos logo no primeiro dia de aula:
PODE FALAR ERRADO na minha aula!!!!

Como assim teacher? eles vão perguntar, aí você explica :Só se aprende uma língua praticando, eu prefiro que vocês errem tentando do que fiquem calados com medo de errar!

Quem mais se arrisca erra mais, certo? mas por outro lado aprende mais também!
Explique o óbvio todos nós estamos aqui para aprender e não tem problema nenhum em não saber, o problema maior é nem tentar!
Outra dica fundamental é elogiar seu aluno quando ele acertar, se quer colocar ênfase em algo, enfatize o acerto. Trate o erro como algo natural de quem está tentando aprender e faça uma festa quando ele for incrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s