Inclusão é obrigação de todos!

Leonardo almeida praticando Arco e flecha.
Leonardo almeida praticando Arco e flecha.

Meu aluno Léo é advogado, já se formou em duas faculdades. Toca violão, guitarra , teclado, faz natação, está aprendendo chorinho e inglês. Ele trabalha no Ministério Público e  já passou em vários concursos, é casado e espera seu primeira filha!
Ele é também deficiente visual. Eu tive a sorte de conhecê-lo, me tornar sua amiga e com ele pude  observar e entender melhor sobre as dificuldades que passam os deficientes visuais.

Quando ele decidiu fazer inglês eu não tinha ideia de como íamos trabalhar mas percebi que a experiência ia me ensinar muito e por isso ao invés de desanimar fiquei empolgada de explorar novas formas de ensinar inglês.

A gente só se dá conta do que realmente acontece quando conhece e convive de perto com alguém com necessidades especiais.

A maioria das empresas ignora essas necessidades porque a demanda é pequena e portanto pouco lucrativa. Os custos para se adaptar às necessidades especiais dessas pessoas fazem com que alguns empresários simplesmente ignorem essa parcela da sociedade.

Acredito que apesar da demanda  de serviços para pessoas com deficiência visual ser menor, a empresa não pode simplesmente dizer para o aluno: ” não estamos preparados para trabalhar com deficientes visuais, procure uma escola especializada que possa atendê-lo. E se não existirem escolas especializadas com esse propósito? ou for longe e mais cara?

Os deficientes visuais não deveriam ser obrigados a pagar mais caro por um material específico, o certo é adaptar o material que é disponibilizado para que todos possam usá-lo , inclusive os deficientes visuais.

O trabalho de atender um deficiente visual é diferente e especializado, e por isso, algumas empresas simplesmente não aceitam o compromisso, mas, deve-se procurar adaptar serviços em nome da inclusão social e bem-comum, afinal essas pessoas também têm muito a contribuir na sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s