O aluno resistente

Se quer mudanças, faça algo diferente
Se quer mudanças, faça algo diferente

Você está fazendo inglês mas sente que “não está rendendo” como deveria? se sente frustado achando que já devia estar falando mais o idioma? será que você é um aluno resistente?

Tem aluno que chamo de aluno “resistente”. Todo professor, coach ou treinador, tem um e  sabe do que estou falando: é aquele aluno que resiste à mudanças de comportamento e quer que o professor faça milagre.

Exemplifico: “-Não consigo emagrecer,  pago a academia todo mês, vou, faço os exercícios mas nada acontece. Aí  vou no meu treinador e peço um treino novo, digo que o meu treino não adiantou nada até agora, pior, estou engordando. Então ele faz uma avaliação percebe que eu aumentei minhas medidas e me passa um treino super puxado de “suar a camisa”. Porém, depois de algumas semanas continuo não vendo os resultados que eu esperava, por quê isso acontece? Será que tem algo errado com a academia, treinador ou o treino?”

É  assim que o aluno resistente pensa, diz que não está aprendendo e parte para a crítica ao professor, escola, método, nunca olha para si mesmo. Mas vamos analisar com cuidado, vamos olhar mais de perto: O treinador passou um treino novo que nunca é feito até o final, o aluno vive procurando desculpas para faltar a academia, aproveita que está ” malhando” e “come mais”. Será que existe outro motivo para não estar emagrecendo além de si mesmo? Da mesma forma que o treino novo ou o treinador não fazem milagres, o professor de inglês também não é Jesus!

Se você se recusar a seguir as instruções do professor, não fizer os exercícios propostos em casa,  dificilmente irá render o esperado. É claro que vai aprender mas, o seu ritmo seguirá a medida do seu esforço. Se o esforço for grande rendimento ótimo, se for mediano, rendimento médio, se for pequeno rendimento fraco.

Cuidado com o excesso de informação na internet, nem sempre de boa qualidade. Ficar procurando tudo quanto é canal de “inglês” pode fazer você perder tempo e se desviar do seu objetivo. Muitas vezes o tempo que você perde, poderia ser melhor investido na sua plataforma online de estudo do curso.

O aluno resistente deve analisar o porquê de sua resistência e o que o impede de seguir a risca as instruções do professor. Muitas vezes pode ser sua própria personalidade, outras vezes não acha que vale a pena  sair da zona de conforto, tem outras prioridades, coisas que considera mais importante colocar seu esforço e dedicação. Aprendizado eficiente requer sair da zona de conforto! Ninguém pode fazer isso por você!

inglês online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s