Visitando a escola parceira na Inglaterra


Acabo de voltar de viagem a Europa e fiz um pequeno relatório da minha visita a nossa escola parceira na Inglaterra:

Dia 01

Primeiro dia na escola parceira da Inglaterra: Ingleton Primary School. As crianças têm entre 4 e 10 anos, são lindas e muito prestativas, um pouco tímidas no começo mas logo se empolgaram com as cartas que receberam dos nossos alunos da International e da escola parceira Vitória Régia. Todos os 75 alunos que fazem parte do projeto Brasil X Reino Unido agora tem um penpal entre nossos alunos. As crianças me receberam muito bem são muito educadas e ficaram muito felizes com as cartas, começaram a responder nossas cartas hoje mesmo. A escola está localizada ao norte da Inglaterra em um vilarejo chamado Ingleton. O clima é frio mas as pessoas têm sido gentis e calorosas.IMG-20150509-WA0036

Dia 02
Já estou me sentindo à vontade na escola, todos me conhecem, as crianças gostam de conversar, fazem perguntas e contam histórias, mostram seus desenhos, recebo abraços carinhosos e sorrisos o tempo todo.
Nesse segundo dia visitei várias salas e fotografei os lindos painéis em volta da escola e nas salas de aula. Assisti a uma excelente aula de poesia em uma turma maior de terceiro ano, a turma tem 21 alunos mas é muito organizada e a professora usa vários recursos tecnológicos. Ao final gravei as crianças fazendo uma apresentação em grupo dos seus poemas favorito. Hoje também as crianças inglesas escreveram cartas para os nossos alunos. Elas estão muito curiosas sobre seus “penpals”.IMG-20150512-WA0081

Dia 03
O clima aqui é frio mas as crianças não parecem sentir frio, enquanto eu estava embrulhada na minha blusa de frio, as crianças correm lá fora com uma pequena camada de roupa. Pulam corda , jogam tênis ou futebol na hora do recreio.
Fiquei muito impressionada com a educação das crianças, obedecem prontamente os professores e chamam respeitosamente as professoras de senhora seguido do último nome.
Ontem, fui convidada para jantar na casa de umas das professoras, conheci sua linda família e também um animal de estimação bem inusitado: uma cobra. Fui a um Pub ao final do dia com as professoras e descobri que o “pub” não era um bar como eu pensava, na verdade, nós chamaríamos de restaurante pois lá estavam algumas famílias, tinha refeições e até livros, foi divertido!!

 20150511_203515
Dia 04
No ultimo dia acordei as 6 da manhã para arrumar minhas coisas, pois sairíamos direto da escola para a estação de trem rumo a Londres. Na escola logo cedo decidi gravar algumas entrevistas, após vários dias de observação, tinha algumas perguntas e acredito que as repostas vão ajudar não só a mim mas também outros professores que gostariam de saber como as coisas funcionam por aqui e o que podemos aprender com eles. Entrevistei a diretora da escola Mrs Pressley, a professora com quem tenho contato Miss Harris e também Mrs Poter que é mãe de três alunos na escola. As entrevistas foram muito boas e logo que editar eu mostro.
Depois disso fui entrevistada pelo Teesdale Mercury Newspaper, que é um jornal local sobre nosso projeto de intercâmbio Cultural com a escola daqui.
As crianças e professores prepararam uma pequena despedida que me deixou emocionada, decoraram o local com as cores de bandeiras do Brasil, recebi presentes: sacola da escola, uma toalha com desenhos de todos os alunos e professores com seus nomes, uma caneca e uma foto, além disso levo as cartas que as crianças escreveram para nossos alunos no Brasil. As crianças cantaram para mim e também fizeram uma oração. Foi uma experiência que vou guardar no coração para sempre! IMG-20150514-WA0015