Como ajudar seu filho com os deveres do inglês

Deveres de casa O seu filho tem dificuldades na hora de fazer os deveres de inglês? Você se sente confuso quando ele precisa de ajuda nos deveres da escola ou cursinho? Aqui vão algumas dicas para ajudar seu filho a se sair melhor nessa matéria e desenvolver habilidades necessárias para que ele estude da forma certa , sentindo-se mais confiante.

Dicionário

O dicionário é essencial no estudo da língua inglesa,  não há nada de errado em consultar o dicionário durante a aula de inglês e principalmente na hora de fazer os deveres da escola. Hoje em dia não é mais necessário comprar um, basta baixar um tradutor gratuito no celular, o do goggle é bom para palavras simples e básicas, é gratuito e muito simples de baixar! Além disso tem também a pronúncia da palavra. Incentive seu filho a ouvir a pronúncia e repetir para aprender.

Ensine que as palavras podem ter sentidos diferentes de acordo com o contexto, portanto ele deve encontrar a tradução que se “encaixa” melhor. O dicionário também informa se é um “noun”( substantivo), verbo, adjetivo. Quanto mais ele se informa sobre a palavra mais ele memoriza o vocabulário que quer aprender.

Não dê o peixe, ensine a pescar

Já ouviram aquela máxima ” Não dê o peixe mas ensine a pescar?” Pois é, isso é totalmente verdade no que se refere a ensinar seu filho a estudar da maneira correta pois além de melhorar o desempenho escolar vai ajudar também na auto-estima. É importante ele seja capaz de solucionar problemas sozinho. Muitos pais na ânsia de ajudar acabam  fazendo o trabalho do aluno, lembre que o dever de casa é exercício de fixação do conteúdo estudado em sala de aula e complemento essencial para a aprendizagem.

Quando você simplesmente dá “mastigado” para seu filho tenha em mente que não está ajudando pois ele precisa exercitar a mente para aprender. Não traduza, faça com que ele se esforce para traduzir enunciados nos deveres de casa, pois só assim ele vai memorizar e lembrar depois quando precisar.

Habilidade de inferir

Leve o aluno a inferir, tirando conclusões até que entenda o contexto geral, não é importante que ele traduza todas as palavras, ele precisa aprender a inferir isto é, com o entendimento do vocabulário principal ele deve ser capaz de entender o contexto geral. Se ele desenvolver essa habilidade vai estar se preparando para provas e até concursos no futuro já que não poderá fazer uso de dicionário. A capacidade de inferir para entender e resolver questões é muito importante. Crianças às vezes são impacientes e tentam “adivinhar” quando você perceber que ele está só “chutando as respostas” faça perguntas como: Onde você viu essa palavra no texto? É um verbo, adjetivo, etc.

Sem distrações, please

Habilidade de estudo requer disciplina e regularidade, estabeleça uma hora do dia e desligue aparelhos eletrônicos que possam distrair o aluno durante os deveres. O aluno precisa entender que aquele horário é de estudo e se concentrar pelo menos uma hora por dia.

Reforço Escolar

Caso você realmente não se sinta confiante ou não tenha tempo de ajudar seu filho com as tarefas escolares sempre pode recorrer ao reforço escolar, que não deve ser algo permanente mas um apoio temporário de um bom profissional que deve ajudar seu filho a aprender estudar da forma correta.

O reforço escolar nada mais é do que desenvolver habilidades de estudo e resolução de problemas. Seu filho não deveria passar a vida inteira no reforço escolar, as aulas de reforço são necessárias quando o aluno ainda não conseguiu adquirir essas habilidades na escola regular e precisa de uma força de um professor fora da escola. Mas esse professor não deve ser uma muleta na qual o aluno se ampara para sempre.

Precisando de reforço escolar? Ligue para nós: 61 33974361

Temos excelentes professores, preços acessíveis, todas as matérias até segundo grau!