Saiba em poucas palavras o que é Conexão internacional de verdade no ensino de idiomas

A International idiomas inova e trás para a sua sala de aula algo que nenhuma outra escola de idiomas trás. Desde que começamos os projetos internacionais já conhecemos turmas dos EUA, Reino Unido, Austrália, etc, mas nós fizemos amigos não apenas em países falantes da língua inglesa, estudantes de escolas na Alemanha, Argentina, Índia e até China também desenvolvem projetos conosco e o inglês é a língua de conexão. O inglês abre portas para a conexão futura dos nossos alunos não apenas com falantes da língua inglesa mas com o mundo inteiro.

Pense diferente

No Japão, França, Espanha ou África você consegue se comunicar mesmo que não fale japonês, francês ou espanhol, quem fala inglês se comunica em qualquer lugar do mundo hoje em dia. É fundamental que estudantes de idiomas se familiarizem com os mais diferentes sotaques e  consigam se comunicar eficientemente, independente da nacionalidade dos falantes, num mundo globalizado isso é essencial e abre portas.

A maioria das escolas brasileiras ainda estão bastante atrasadas em relação ao ensino de idiomas, apesar de existir o inglês curricular, as crianças brasileiras ,mesmo as que frequentam escolas particulares, estão bem longe da fluência que nós percebemos nas demais escolas ao redor do mundo. O uso de tecnologia em sala de aula também ainda é fraco e ineficiente.Descobrimos o quanto é comum a formação de crianças bilíngues nas escolas em outros países, mesmo nas escolas onde o inglês não é a língua nativa, elas conseguem se comunicar bem em inglês. O uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula nessas escolas é bem aproveitado trazendo o mundo para dentro da sala de aula o que torna o ensino muito mais eficiente. Imagina colher informações de outros países direto da fonte!

Na International Idiomas aliamos o uso eficiente de tecnologia em sala de aula para aproximar e trazer para os alunos um mundo de informações e conexões do bem que os estudantes brasileiros precisam para se conectar de verdade. Em nossos projetos internacionais, utilizamos ferramentas de tecnologia corriqueiras para a grande parte das escolas ao redor do globo como vídeo conferência e compartilhamento de arquivos. Isso nos possibilita ouvir uma história em inglês de um escritor australiano e fazer perguntas na hora, ou mesmo aprender ao vivo com uma turma na Inglaterra a fazer um prato tradicional inglês. Nossos alunos já fazem isso e muito mais: trocam correspondências, cartões postais, fazem parte de um livro de receitas global e também de livro coletivo internacional que viaja o mundo.

E não apenas aprendemos, é uma troca cultural, isto é, além de aprender nós também ensinamos. Preocupada que meus alunos se sentissem inibidos, resolvi demonstrar para ambas as classes que falar uma língua estrangeira tinha suas dificuldades. Assim, sugeri aos meus alunos que ensinassem durante as videos conferências frases e palavras básicas em português. Foi bem divertido, meus alunos perceberam o quanto era difícil para os estrangeiros falar o português e todos se igualaram na brincadeira.

Assim surgiu um dos nossos melhores projetos: trocamos vídeo lições com classes de países de língua inglesa. Funciona assim: nós enviamos videos ensinando o básico em português para nossos amigos e em troca recebemos vídeos feito pelos alunos e seus professores com assuntos que estamos estudando no momento.

Além disso, por existir tantas concepções erradas sobre o nosso país e cidade, começamos a produzir vídeos com informações básicas, fotos e curiosidades em inglês, para partilhar e ensinar nossos amigos estrangeiros.

Quando comecei a conectar minhas turmas com turmas de diversos países, tinha por objetivo , não apenas colocar em prática o que eles aprendiam, mas também mostrar aos meus alunos que se comunicar em inglês podia ser bem divertido. Porém nossa experiência nos proporciona mais do que isso, além de inserir meus alunos nesse mundo global e dar a eles uma visão além da sala de aula, é uma grande aventura , uma experiência inesquecível!

Isso sim é uma conexão internacional real e inovadora no ensino de idiomas!

NoFearGears (5).jpg