O livro que viaja o mundo

A INTERNATIONAL Idiomas  e a escola parceira Colégio Vitória Régia, são as únicas no Brasil a participar de um projeto ambicioso: escrever um livro em conjunto com escolas de outros 14 países, unindo crianças de todos os continentes. Ele vai viajar de país em país e cada escola tem 10 folhas para que os alunos escrevam sobre sua escola, cultura, cidade e país. Nos sentimos honrados de ser os representantes do Brasil nesse projeto. Em tempos de comunicação rápida e internet, alunos da Alemanha, EUA, Argentina, Austrália, Paquistão, Kazaquistão, Taiwan, Japão, Canadá, Suécia, Irlanda, Áustria, Brasil e Nova Zelândia se unem em um esforço global pela paz, educação e solidariedade entre os povos.

Quem disse que não podemos viajar o mundo? Nossos alunos podem e vão, representados nas suas páginas vão sair do Brasil e seguir até passar por todos os continentes.Essa aventura começou em  abril de 2016 e chegará ao seu último destino na Nova Zelândia em março de 2017, no momento ele está entre nós para que cada um dos nossos alunos escreva nele, contribuindo para esse momento mágico.

A medida que o livro vai visitando escolas, se constroem histórias de diversos autores, estudantes de dibannerferentes culturas partilham sua forma única de ver o mundo e percebem também suas semelhanças, é um poderoso instrumento pedagógico de aprendizagem e aproximação dos povos.

O livro partiu de  Sundern, uma escola pública da Alemanha, que partilha em sua carta de apresentação sobre um dos seus maiores desafios no momento: a educação e integração de muitas crianças refugiadas que passaram a frequentar a escola, mas que não sabem falar a língua ou são iletradas. Proteger essas crianças e tantas outras é um desafio global, sua participação nesse projeto ajuda a resgatar em cada uma a dignidade  p20160629_074457erdida  e a esperança concreta de que podem sonhar sem medo com um futuro melhor.

Nesse mundo cada vez mais cheio de barreiras, nós conectamos nossas turmas na esperança de um mundo mais amigo, onde exista menos medo e mais confiança e solidariedade. Valores que a sociedade está esquecendo e que impede cada vez mais que as pessoas abram seu coração para a amizade.

E por quê esse livro é tão importante também para o aprendizado de inglês?A língua que conecta todos esses alunos é o Inglês, nossos alunos vão escrever seus textos em inglês.  Não importando o país, continente ou língua que se fale, o inglês nos une.