Meus alunos INTERNACIONAIS: aprendendo a respeitar e apreciar culturas diversas

Desenhos de alunos do Vitória Régia
Desenhos de alunos do Vitória Régia

O RESPEITO por opiniões e culturas diferentes é algo que faz parte do projeto pedagógico da INTERNATIONAL Idiomas. Aproximar estudantes  de culturas diversas e trocar informações culturais, ensinando e aprendendo quebra paradigmas.  Nossos projetos nos ajudam a entender e acima de tudo respeitar diferenças, exemplo disso é um vídeo que recebemos da escola parceira Inglesa Ingleton Primary School, no qual as crianças inglesas nos ensinam sobre sua rainha e cultura.

Nossas crianças tiveram uma visão totalmente diferente do que elas imaginavam sobre o que é ter uma rainha, a forma como as crianças inglesas ensinaram, o carinho e admiração doce que elas passaram no vídeo, fez com que nossos alunos não apenas aprendessem sobre a cultura britânica, mas também desenvolvessem postura de respeito e apreciação em sua forma mais pura. Nossos alunos não fizeram julgamento de valor que é tão característico dos adultos, não lhes coube questionar se a monarquia e cultura inglesa é melhor ou pior, certo ou errado.

Quando ao final do vídeo a professora Patrícia pediu que desenhassem o que aprenderam e mais gostaram no vídeo, os alunos simplesmente expressaram em seus desenhos o que sentiram da mesma forma inocente que as crianças de lá se expressaram, seus desenhos infantis são uma maravilhosa demonstração de respeito e acolhimento que deveriam serem copiados também pelos adultos.

Ideologias conflitantes estão dividindo o mundo. As pessoas se agarram às suas opiniões  de forma tão ferrenha que por vezes se esquecem que cada um tem direito a própria opinião e cabe a todos respeitar.

Para combater o preconceito nada melhor do que a informação e a maior aproximação com que é diferente. Em vez de formar opiniões distantes e vazias sobre outras culturas nossas crianças têm a oportunidade de perguntar diretamente  e aprender com outras crianças de forma simples e desconstruída. Assim também ensinam sobre sua forma de ver o mundo e cultura brasileira. Essa rica experiência cultural fará uma enorme diferença no futuro quando vão precisar não apenas entender  a cultura de outros povos, mas sobretudo respeitar aqueles que pensam diferente. Nossos alunos vão apreciar a riqueza e aprendizado que essas diferenças podem trazer para a vida de cada um.

A professora inglesa Katie Harris que nos visitou o ano passado nos enviou esse vídeo pois ela respondeu várias perguntas dos nossos alunos relacionadas à monarquia .Sou muito grata aos nossos parceiros de diversos países por nos proporcionarem não apenas a prática do idioma (INGLÊS), mas também ajudar  nossos alunos a crescer como cidadãos do mundo.