Por que o inglês da escola não ensina?

BAIXE EBOOK GRATIS (5)A língua estrangeira faz parte do currículo no Ensino fundamental e Médio em escolas públicas e desde a Educação infantil em escolas particulares, mas dificilmente esses alunos conseguem se comunicar em inglês, por que isso acontece?

Segundo reportagem na revista de educação Nova escola (junho/julho/16), entre as razões para essa ineficiência do ensino de idiomas na escola regular estão a escassez de políticas que valorizem o ensino, a formação docente frágil, a falta de autonomia em relação ao material didático e de contato com a língua falada, além de cargas horárias insuficientes e turmas numerosas.

“Outra questão que atinge não apenas a rede pública, mas também a particular, é a desvalorização da disciplina frente às demais. A visão equivocada de que o componente curricular seja de importância relativa na grade curricular faz com que lhe seja atribuída baixa carga horária e que não haja um contexto favorável para que se desenvolvam as quatro habilidades linguísticas: falar, escutar, escrever e ler, avalia Marília Negrini, coordenadora do departamento de inglês do Dante Alighieri, escola particular de São Paulo”. (revista Educação/março/2013)

Grande parte dos professores graduados no curso de Letras não é proficiente no idioma já que  a graduação não ensina os professores a se comunicarem no idioma que pretendem lecionar.No desenvolvimento de habilidades orais, é essencial que o professor tenha nível avançado, pronúncia correta e conhecimento de expressões cotidianas da língua. As aulas de inglês devem ser ministradas em inglês! Parece óbvio, mas normalmente não é o acontece nas escolas regulares. Além disso os professores devem utilizar estratégias de ensino que envolvam o aluno na prática do idioma.

“Para engajar os alunos, é preciso motivá-los para o uso da língua aqui e agora” Margarete Schallatter. O ensino de inglês deve ir além do livro, ser dinâmico e principalmente enfatizar a oralidade, de nada adianta ter um bom material didático se o professor não souber como utilizar da forma correta, isto é, combinado com outros recursos e estratégias de ensino.

Na International Idiomas utilizamos ferramentas de tecnologia inovadoras e desenvolvemos projetos que propiciam uma maior interação e prática contextualizada do idioma. Desenvolvemos no nosso aluno, a capacidade para lidar com as mais diferentes situações de comunicação. Ele tem a oportunidade de participar de debates e projetos em comum com alunos dos mais diversos países, através de vídeo-conferências informais ou com objetivos definidos. Preparamos um jovem confiante capaz de argumentar, perguntar, responder e   trabalhar colaborativamente.

Nossos alunos participaram  na elaboração de um livro que viaja por 14 países onde somos os únicos representantes do Brasil, desenvolvemos também um projeto denominado Global cooking onde os alunos partilham receitas tradicionais do seu pais, ensinando e aprendendo com mais 12 países, tudo em inglês. E tem mais, nossos alunos também trocam cartas e videoaulas com alunos ao redor do mundo.

Nossos alunos ultrapassam os limites da sala de aula e ao quebrar essas barreiras influenciam  de forma positiva a visão que alunos estrangeiros têm do nosso país. Esses contatos levam nossos alunos à reflexão sobre seu próprio ambiente (cidadania) e ao aprender sobre outras cultura tornam- se um cidadãos do mundo. Nossos projetos inovadores são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. um deles foi premiado pelo Conselho Britânico em 2015.

A parceria de escolas regulares com instituições de idiomas eleva  o nível de aprendizado e cria o ambiente ideal para o desenvolvimento do aluno. A International Idiomas já possui parceria de sucesso com escola regular e desenvolve com excelência esse papel.Contamos com profissionais qualificados, treinamentos e supervisão constante dos professores.

 Gostaria de melhorar o aprendizado da escola do seu filho com uma parceria de sucesso? Me convide para apresentar minha proposta na sua escola e ganhe bolsa com a indicação. Ligue pra mim e ouça minha proposta para sua escola (61 33974361/981030427)