Nós & Eles

Existem pessoas que tem a ideia equivocada de que professores de idiomas principalmente os de língua inglesa supervalorizam outras culturas em detrimento da nossa. Outros se limitam a dizer que se “eles” não se preocupam em aprender a nossa língua por que nós deveríamos fazer o esforço de aprender a deles?

A língua inglesa é a  mais usada para a comunicação internacional , isso é uma realidade que não dá para ignorar, se alguém quer adquirir mais conhecimento e ter acesso ao mercado global precisa se comunicar em inglês. O futuro profissional dos alunos de hoje será  mais limitado para aqueles que não tem domínio da língua inglesa.

Aprender uma língua estrangeira  e ser exposto a outras culturas não faz com que deixemos de valorizar nossas raízes culturais e tudo o que nos representa. Já morei fora do país por vários anos, viajei por diversos países, conheci e tenho contato com pessoas de outras culturas e ainda assim valorizo minhas raízes brasileiras.

No trabalho que desenvolvo com meus alunos procuro sempre enfatizar a troca, isto é nós aprendemos mas também ensinamos.

Nossos projetos além de desenvolver a prática do idioma e motivar os alunos com objetivos pedagógicos bem definidos, permite que nossos alunos pensem suas próprias tradições, características e ambiente em que vivem. Eles precisam selecionar e apresentar informações ensinando sobre nosso país, cultura e tradições. Só nesse primeiro semestre nós já trocamos informações sobre os países,  receitas tradicionais, nos apresentamos, apresentamos nossa escola e também ensinamos sobre nossa festa junina para alunos de diversos países. Para desmitificar essa ideia de que nosso país só tem carnaval e futebol partilhamos uma enorme riqueza de informações sobre o nosso país, que alunos de várias partes do mundo não conseguiriam encontrar em seus materiais didáticos.

O ensino da língua inglesa tem como objetivo aproximar você de pessoas e conhecimento que dificilmente você conseguiria sem o domínio do idioma. Essa experiência abre portas e enriquece a mente sem necessariamente lhe tirar o que você já possui. É ignorância achar que aprender vai limitar você, pelo contrário, o aprendizado vai lhe proporcionar acesso a recursos ilimitados e ajudá-lo a atingir objetivos seja em seu país ou fora dele.