A partir de um único ponto deixe sua marca : The Dot day (Projeto internacional novo)

Fomos gentilmente convidados a participar de um novo projeto: The Dot Day! O convite feito pela professora Michele Carton de uma adorável turminha do Alaska (EUA) e nos deixou bastante animados!Nossos alunos foram convidados a deixar suas marcas numa galeria virtual, juntamente com outras classes ao redor do mundo, representando o Brasil. Eu que não tinha ideia sobre o que era o Dot day, quando li todo o material e links que nos foram enviados, fiquei encantada com a proposta e oportunidade de participar desse novo projeto com nossos alunos.

Dot day foi criado a partir do livro infantil The Dot de Peter Reynolds, uma história de doce lição para motivar crianças a desenvolver sua criatividade e auto confiança. Ao longo da história com o incentivo de uma professora de artes muito especial,uma menina que achava que não sabia desenhar, descobre seu potencial único e passa a fazer a diferença.

Em sala de aula nós professores ora ou outra nos deparamos com alunos que sentem-se frustrados pois não acreditam possuir determinada habilidade seja a de desenhar ou qualquer outra. Alguns alunos sentem-se inseguros, cobrando-se demasiadamente ou gostariam de ter a habilidade de um outro colega que consideram mais capaz e inteligente.

Um bom educador sabe que todo aluno é único e capaz. Nesses 20 anos de experiência como professora de inglês ainda não encontrei nenhum aluno que não fosse capaz de aprender, mas encontrei muitos que não acreditavam em sua capacidade de aprender. Além de ferramentar meus alunos para o aprendizado é minha missão motivar e fazer com que confiem no seu potencial pois,  acredito , vibro com cada etapa vencida e me orgulho de seus esforços e persistência.

Todos nós nos expressamos e possuímos diferentes habilidades e o conjunto dessas particularidades é essencial para uma sociedade. Cada um é único e especial à sua maneira, o importante é que seja dada a oportunidade para que cada aluno desenvolva o máximo de sua capacidade. Cabe a nós professores contribuirmos para que nossos alunos se sintam confiantes e livres para se expressarem.

Como está sendo desenvolvido esse projeto em sala de aula?

Na  semana passada nossos alunos assistiram o vídeo da história em inglês, discutimos a lição tirada do livro e então os alunos foram inspirados a contribuir para o projeto deixando sua marca. Algumas turmas receberam material para em conjunto se expressarem livremente a partir de pequenos pontos. Com outras turmas, aproveitamos a celebração do dia da pátria para juntar todos os dots (pontos) individuais, foram mais de 100 trabalhos,  montando a bandeira do Brasil. Nessa semana faremos um vídeo para enviar para a galeria e escola parceira nos EUA mostrando todos os trabalhos desenvolvidos.

Além de tudo isso, temos também agendada para a próxima semana, dia 18/09/17 , uma vídeo conferência com a turma  do Alaska para fecharmos esse projeto.