Projeto Internacional de solidariedade: ALUNOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

As vezes é tão complicado motivar alunos adolescentes, mas  além de  ensinar o conteúdo programado, professores também procuram educar e transformar. Professores têm o poder transformador na formação dos seus alunos e podem trazer para dentro da sua sala de aula oportunidades e práticas que vão muito além do conteúdo programado. E que tal trazer para dentro da nossa sala de aula um pouco de empatia e solidariedade?

A comunidade em volta da escola é responsabilidade de todos, e por isso é importante imbuir nossos alunos de responsabilidade social afinal somos todos responsáveis pelo meio em que vivemos. É preciso sentir-se parte da sua comunidade, olhar para fora do seu mundinho, enxergar seus vizinhos, assumindo responsabilidade pelas mudanças necessárias.

Três alunos meus, adolescentes, fizeram uma CAMPANHA INTERNACIONAL EM PROL de uma turma de alunos de educação especial da Escola Classe 02 na comunidade perto da nossa escola no DF. A meta era conseguir recursos pedagógicos para dinamizar aulas de uma professora da escola. Trabalhei com os alunos todos os passos do projeto que envolve a discussão sobre o problema e soluções.

No dia que a campanha foi lançada, alunos do mundo todo votaram e a campanha em prol da EC brasileira alcançou 80.000 pontos em um dia!!!

Muitos de nós professores que ensinamos em escolas particulares temos alunos que vivem uma realidade diferenciada. Nós podemos ajudar esses alunos a ter empatia e desenvolver projetos para sua comunidade, se responsabilizando por causas sociais da comunidade ao redor da escola.

No dia de entregar o aparelho de som que veio de Nova Iorque (USA) e um computador que foi doado por um morador da cidade, fiz questão de levar os alunos que fizeram parte do projeto para que eles conhecessem de perto as crianças que estavam ajudando e quem sabe plantar uma sementinha de ações de voluntariado no coração de cada um. Foi uma visita muito especial, fomos muito bem recebidos pelos alunos da escola que se mostraram atentos e curiosos fazendo muitas perguntas. Durante a visita aproveitamos para apresentar para os alunos da escola classe alguns dos projetos internacionais da nossa escola como o livro que viaja o mundo e os cartões postais que recebemos de escolas ao redor do mundo.