Uncategorized

10 razões pelas quais você deve começar a conectar seus alunos globalmente hoje

Muitos professores brasileiros me perguntam por que é tão relevante conectar alunos globalmente. Faço isso há quase 10 anos e poderia dar diversas explicações pedagógicas pelas quais conectar meus alunos globalmente transformou totalmente minha sala de aula, mas gostaria de contar algumas das minhas incríveis experiências:

1. Oportunidade de se comunicar em inglês com falantes nativos de inglês e outros

Um dia uma professora americana me contou que seus alunos do 4º ano gostaram tanto de conhecer meus alunos durante uma videoconferência ao vivo que ficaram curiosos sobre o Brasil e decidiram fazer mais pesquisas por conta própria e cada um deles fez um vídeo contando o que eles haviam aprendido. Eles pesquisaram sobre as nossas melhores atrações turísticas, gastronomia, música, esportes e muito mais. Recebi mais de 20 vídeos feitos por seus alunos..

2. Conexão humana e amizade

Certa vez estávamos fazendo uma videoconferência com alunos norte-americanos, ambas as nossas turmas eram do 5º ano e um dos alunos do outro lado perguntou: “what ‘s your favorite movie?” Um dos meus alunos entendeu “move” e de repente começou a dançar. os alunos de lá se empolgaram e também começaram a mostrar seus passos e logo, tínhamos um monte de crianças dançando aqui e lá. Naquele momento, enquanto eu observava aquelas crianças dançando, saindo totalmente do roteiro e do planejamento da aula, ao invés de me preocupar, aproveitei aquele momento maravilhoso com os alunos, pois entendi que era um momento mágico de conexão humana e amizade.

3. Conectar-se com estudantes estrangeiros motiva seus alunos a aprender mais

Havia em um de nossos grupos uma aluna com necessidades especiais ( síndrome de down) que nunca conseguíamos convencer a frequentar as aulas de inglês. Até que um dia, durante uma videoconferência ao vivo com alunos estrangeiros, ela de repente entrou na sala e se sentou de frente a tela que usamos para ver os alunos do outro país e assistiu toda a atividade em silêncio e completamente imersa. A atividade durou quase 1 hora e falávamos inglês o tempo todo.

4. Motive os alunos mais desinteressados

Inserir a conexão global na sala de aula pode motivar os alunos mais desengajados, e se você é professor, sabe exatamente quem são os alunos mais difíceis de engajar, não é? Estou falando de adolescentes que com a conexão global, consegui fazer com que eles se interessassem em produzir textos em inglês. Tudo começou com um novo projeto internacional lançado para motivá-los e logo se transformou em gigantesco projeto de intercâmbio global de cartões postais no qual participaram centenas de estudantes. Trocamos cartões postais com estudantes de países dos cinco continentes.

5. Aprendizagem de novas tecnologias e uso prático do novo conhecimento

A conexão global trouxe propósito e significado para o aprendizado de inglês, especialmente em um projeto onde um grupo de alunos avançados usou seus conhecimentos e habilidades linguísticas recém-adquiridas para fazer uma campanha internacional e conseguiu receber novos recursos pedagógicos de uma escola de NY para ajudar uma turma de alunos especiais de um escola pública de nossa comunidade.

6. Destaque e reconhecimento à sua escola e seu trabalho como professor

A conexão global trouxe reconhecimento ao meu trabalho como professora. Pude viver essa experiência maravilhosa quando ganhei um prêmio do British Council em 2015. Tive a oportunidade de visitar uma de nossas escolas parceiras na pequena cidade de Ingleton (Inglaterra). Quando cheguei lá, eles tinham decorado a escolinha com enfeites verdes e amarelos, as cores do meu país e cantado para mim. Também tive o prazer de receber duas professoras inglesas desta escola que vieram ao Brasil visitar nossa escola.

7. Oportunidade de intercâmbio cultural

Em parceria com um professor de música, uma vez trocamos vídeos com algumas escolas. Enviamos um vídeo ensinando um samba infantil para algumas escolas estrangeiras e recebemos um vídeo de alunos chineses cantando nossa música em português. E também me disseram que uma turma de alunos ingleses que aprenderam outra de nossas músicas em português ficaram tão orgulhosos de aprender nossa música que sempre se apresentavam cantando em eventos especiais da escola.

8. Oportunidades para aumentar o aprendizado, não apenas habilidades orais em inglês, mas outras disciplinas também

Em troca, nossos alunos também receberam vídeos e aprenderam a cantar músicas em inglês com alunos dos Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Nossos alunos também aprenderam a recitar um poema de uma famosa escritora inglesa.

9. Ensinar sobre diversidade e respeito por outras culturas

Conectando-se com outros países, meus alunos aprenderam muito sobre diversidade e respeito. Eles adoravam trocar correspondências com alunos de outros países e receber cartas com caligrafia infantil, desenhos, aprender sobre seus costumes e descobrir que alguns deles também gostavam de jogar Minecraft e tinham tantas outras coisas em comum com eles.

10. Rede de parceiros globais

A melhor rede de parceiros globais, anos de anos de amizade, solidariedade, conhecimento compartilhado, aprendizado de novas ferramentas e colaboração.

CONVITE: Se você tem interesse em saber mais participe do nosso webinário gratuito que acontecerá na segunda semana de março e conheça alguns dos nossos parceiros globais que vão colaborar ensinando sobre novas ferramentas para usar em sala de aula e conexão global. Te espero lá, bjuss.

Renata Madureira

Para se inscrever é só clicar no botão abaixo e deixar o seu email, ok?

Um comentário em “10 razões pelas quais você deve começar a conectar seus alunos globalmente hoje”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s